quarta-feira, 26 de junho de 2013

ATENÇÃO: Golpe do Falso Sorteio por celular

Não se iluda com dinheiro fácil...
PEÇO AOS LEITORES QUE COPIEM ESTA MATÉRIA E COMPARTILHEM PARA SEUS PARENTES, AMIGOS, PARA QUE OUTRAS PESSOAS NÃO CAIAM NESTE CONTO. 
TODOS OS DIAS  MILHARES DE PESSOAS SÃO LESADAS
Exemplos de mensagens sobre falsos sorteios recebidas em celulares. 

Por mais absurdo que se possa imaginar, muitas pessoas caem diariamente nesses contos. Normalmente são pessoas fragilizadas por dívidas, por dificuldades, que acabam pagando para sentir um pouco de esperança de que seu problema esteja resolvido. Nem que seja por frações de segundos.

Este é a nova safra, tipicamente brasileira, de golpes realizados sobretudo por presos ou facções criminosas.

Existem numerosas variantes deste golpe que tem como finalidade principal, normalmente, fazer com que a vítima compre alguns cartões de recarga de celulares pré-pagos e repasse os códigos para os golpistas, ou até mesmo efetuar a recarga online.

Entre as histórias e desculpas mais utilizadas pelos golpistas, para conseguir seus objetivos, vale mencionar:

Falsas promoções e concursos de companhias telefônicas (sobretudo as de celulares TIM, Oi, Claro, Vivo...).

Falsos sorteios e concursos de redes televisivas, sobretudo do SBT e empresas coligadas (Baú, organizações Silvio Santos, Faustão, Rodrigo Faro, entre outros...).

Falsos concursos e sorteios de grandes empresas como Nestlé, Coca-Cola, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Volkswagen, Ford etc.. Neste caso, muitas vezes, o suposto prêmio é um carro. Para ter direito ao prêmio a vítima precisa fornecer em curto prazo de tempo, entre outras coisas (embalagens, códigos de barras de produtos...), os números dos cartões pré-pagos.

Supostos telefonemas de assistência técnica das empresas de telefonia celular etc...

Em alguns casos os golpistas misturam as desculpas acima, criando por exemplo falsos concursos em conjunto entre SBT e Nestlé ou entre Coca Cola e TIM (ou até todas estas empresas juntas), com comunicação da premiação via celular.

Em todos os casos em que a desculpa for um sorteio os prêmios sempre são muito interessantes, carros, casas, aparelhos celulares de última geração e dinheiro.

Muito freqüente a comunicação do suposto sorteio através de mensagem no celular da vítima, neste caso vindo de outros celulares (comuns os com prefixo 082, 085 e 021).

Freqüente também a indicação do número de contato, para maiores informações, como número "gratuito", quando na realidade é um celular e a ligação é paga.

Ligando de volta de um telefone doméstico se entregará a própria identidade aos bandidos, sendo que eles identificarão o telefone de origem.

Em outros casos o primeiro contato é através de uma ligação, muitas vezes "a cobrar", quase sempre vindo de um telefone celular ou com número não identificado.

É importante lembrar que, de posse dos números dos cartões de recarga, os golpistas poderão utilizar os créditos comprados pela vítima e recarregar seus próprios celulares.

A polícia informa que a grande maioria destes golpes tem como finalidade abastecer de créditos celulares utilizados por criminosos dentro das prisões.

Foram registrados casos nos quais os golpistas pediram também o depósito de algum valor a título de impostos, taxa de cadastro, protocolo, processamento, doação (beneficência) etc..., quase sempre como condição para liberação dos supostos prêmios.

Caso seja vítima deste golpe denuncie imediatamente o ocorrido à polícia, fornecendo eventualmente os números dos cartões de recarga fraudados e o telefone de onde se originou a ligação.
  • VOCÊS NÃO GANHARAM PRÊMIOS NENHUM. É TUDO MENTIRA.
  • NÃO FAÇAM DEPÓSITO
  • NÃO PASSEM INFORMAÇÕES DOS SEUS DADOS PESSOAIS
  • NÃO FAÇAM RECARGAS
  • QUEM GANHA ALGUM PRÊMIO NÃO PRECISA PAGAR NADA
Pode também tentar entrar em contato com a companhia telefônica e explicar o ocorrido solicitando o bloqueio dos cartões de recarga para posterior reembolso ou re-emissão.

 
Alavancas: Ganância, Ignorância Tecnológica e Operacional, 

Ingenuidade, Credulidade e Escassa Atenção, Outras Pressões/Urgências



Nenhum comentário:

Postar um comentário